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O PILATES

O Pilates é um método de exercícios baseados em princípios específicos que promovem o desenvolvimento equilibrado entre corpo e mente visando o aumento da qualidade de vida.

Também conhecido como "Contrologia", o método tem por fundamento o equilíbrio muscular através da reeducação do movimento com intenso controle da vontade.

O Pilates condiciona, mantém e reabilita a saúde dos seus praticantes, baseando-se na qualidade dos movimentos, consciência da contração muscular, respiração profunda e no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Os exercícios do Pilates são completos, pois unem força, controle, consciência e flexibilidade.

Eles também diferem dos demais pela suavidade, precisão, e por não ter alto impacto, reduzindo o risco de lesões.

JOSEPH PILATES

 

Joseph Hubertus Pilates é o criador do método Pilates. Ele nasceu na Alemanha em 1880. Durante a sua infância foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Logo cedo determinou-se a ser uma pessoa fisicamente mais forte, o que o levou a estudar várias formas diferentes de desenvolver exercícios que buscavam o fortalecimento muscular associado a alongamentos. Na I guerra mundial aplicou seus conhecimentos na reabilitação de feridos. Neste mesmo período criou seus próprios aparelhos. Então, em 1926 abriu um estúdio para trabalhar com a técnica em Nova York. Com o passar do tempo, outros estúdios foram surgindo, criados por alunos e estudiosos do método. Alguns apresentam adaptações, outros são fieis a técnica original. Joseph faleceu aos 87 anos de idade, em um incêndio ocorrido em 1967, tentando salvar seus equipamentos. Desde então seu método se expandiu ao redor do mundo e atualmente tem sido aplicado como atividade física, condicionamento físico, promoção de qualidade de vida e reabilitação.

DIFERENCIAIS

O Studio Levida Pilates Curitiba atua com as modalidades de pilates aparelho, solo e acessórios.

Atendemos todos os tipos de públicos: da criança ao idoso, da gestante ao atleta, do sedentário ao paciente com patologias.

Nossos instrutores são fisioterapeutas e atendem no máximo 2 alunos por horário. As aulas tem duração de 1 hora.

Nosso ambiente aconchegante está localizado no Batel e possui uma vista privilegiada da praça do Japão.

Possuímos diversos acessórios funcionais para a utilização nos exercícios, tornando-os mais dinâmicos.

Os exercícios são de baixo impacto e poucas repetições, proporcionando resultados eficazes e reduzindo os riscos de lesões.

PRINCÍPIOS DO MÉTODO

CONCENTRAÇÃO

Não separa-se mente e corpo. A mente e a atenção devem estar direcionadas para cada parte do corpo, para que o movimento seja realizado com maior controle e fluidez possível.



CONTROLE

Visa um padrão harmônico e suave de movimento. É o melhor recrutamento da musculatura desejada, evitando contrações musculares inadequadas.



RESPIRAÇÃO

É fundamental que os exercícios estejam associados à respiração. A respiração correta favorece a organização do tronco e promove o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço.



FLUIDEZ

Os exercícios devem ser executado da forma harmônica, com movimentos contínuos e ritmados. A fluidez e leveza absorvem os impactos do corpo com o solo, contribuindo para a redução de lesões.

PRECISÃO

É fundamental ter precisão para se obter qualidade no movimento. Consiste no aperfeiçoamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.

CENTRALIZAÇÃO

A centralização consiste no fortalecimento da musculatura central do corpo, a qual irá proporcionar uma estabilização do tronco, sustentação da coluna e um alinhamento biomecânico correto. Também conhecido como "Powerhouse", o centro de força deve permanecer em contração isométrica durante os exercícios.

INDICAÇÕES

• Prevenção do sedentarismo;
• Aumento do condicionamento físico;
• Dores no corpo;
• Estresse e cansaço;
• Desvios posturais;
• Previne e trata patologias da coluna;
• Prevenção e tratamento de lesões.



BENEFÍCIOS

• Melhora a qualidade de vida e o bem estar;
• Aumento da consciência corporal e coordenação;
• Aumento da força e resistência muscular;
• Melhora a flexibilidade corporal;
• Estabilidade e reeducação postural;
• Melhora do equilíbrio;
• Aumenta a resistência abdominal;
• Melhora a performance esportista;
• Melhora a capacidade respiratória e circulação sanguínea;
• Influencia no humor e insônia.